Startupi
Steve Wozniak no Unico Launch 2025: “IA deve ser como um jornalista coletando informações”
Durante o Unico Launch 2025, evento que marcou o lançamento da nova plataforma Unico IDCloud One, Steve Wozniak, um dos cofundadores da Apple, foi destaque na programação e falou sobre tecnologia, inovação, Inteligência Artificial e segurança na internet. No painel com o CRO da Unico, Guilherme Ribenboim, Wozniak reforçou que, mesmo com o avanço da inteligência artificial, a experiência humana continua sendo o verdadeiro termômetro da inovação.
“O que julga uma vida não é o que você realizou, mas o quanto você foi feliz. E isso vale para a tecnologia também: ela precisa gerar sentimentos bons”, afirmou. Essa visão está no DNA da Apple desde os primeiros testes com o Lisa, computador pioneiro com janelas gráficas e mouse, quando, segundo Wozniak, a equipe testava as interfaces com pessoas que nunca tinham usado computadores. “Dizíamos: ‘Veja o que consegue fazer com isso’. Descobrimos coisas a partir da perspectiva do usuário: como tornar fácil o uso. E testamos isso. E começamos a ser reconhecidos como a empresa que tornava os computadores fáceis de usar.”
Steve Wozniak não quer IA regulamentada, mas pede transparência
Apesar de reconhecer o valor da inteligência artificial como ferramenta de apoio, Wozniak criticou o uso sem supervisão crítica e sem rastreabilidade. “A IA responde bem, escreve bonito, mas não sabe o que está dizendo. E por isso alucina tanto”, disse. Para ele, falta honestidade no uso comercial da tecnologia. “Se um conteúdo foi feito por IA, você precisa saber. Precisa poder clicar em cada sentença e ver de onde ela veio. Isso é atribuição, como num artigo científico.”
Para o engenheiro, a IA pode ser uma grande aliada, e deve atuar como um jornalista que faz boa pesquisa, mas o humano ainda deve ser o editor final. “É o ser humano quem precisa filtrar, analisar, entender e, aí sim, usar a IA do jeito certo.”
Cibersegurança não era preocupação
Durante o painel, Wozniak lamentou o fato de terem desconsiderado a cibersegurança ao construir os primeiros computadores e a internet como um todo. “Você não pensa em coisas como identidade digital, não pensa em segurança e, mais do que isso, você não pensa nisso no início, quando está criando um produto. Só depois você vê os problemas e tenta adicionar essas coisas. E é uma pena que a gente não tenha desenvolvido a internet e a World Wide Web já com segurança integrada, de forma que você fosse sempre identificável e acessível. Mas não fizemos isso. E isso é muito triste.”
Unico lança IDCloud One para simplificar ainda mais validação por biometria facial
O evento da Unico teve como foco justamente esse ponto levantado por Wozniak, a criação de experiências digitais seguras, mas também simples e confiáveis para o usuário. Com a nova plataforma IDCloud One, a empresa promete transformar a validação de identidade por biometria facial em um processo ainda mais ágil e transparente, aplicável a diferentes jornadas, desde o cadastro até a recuperação de senha ou análise de comportamento em tempo real.
“A experiência do usuário é essencial. A segurança não pode ser um obstáculo, tem que ser parte natural do processo”, afirmou Ribenboim. A nova solução, com 99,9% de precisão na detecção de fraudes e maior resistência a ataques de imagem, busca equilibrar tecnologia de ponta com usabilidade.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post Steve Wozniak no Unico Launch 2025: “IA deve ser como um jornalista coletando informações” aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz
from Startupi https://ift.tt/GLhPFmq
via IFTTT