Descubra como organizar suas finaças depois das festas de final de ano !

 

Todo ano, a dívida pós-compras de fim de ano, muitas vezes na forma de dívida de cartão de crédito, torna-se uma realidade à medida que as pessoas se estendem além de seus meios financeiros para proporcionar presentes e festividades aos entes queridos. Essa dívida pode causar estresse, especialmente em tempos econômicos incertos. Para ajudá-lo a se recuperar de um período de gastos festivos e estabelecer o sucesso financeiro no novo ano, consultamos especialistas em economia. Siga estas dicas para retomar o controle de sua dívida ou da culpa por gastar demais rapidamente.



1. Seja Gentil Consigo Mesmo

"As festas são avassaladoras, especialmente após um ano desafiador. Se você se deixou levar pelos gastos, considere isso uma experiência de aprendizado", aconselha Christina Lucey, diretora de produto e defensora financeira na Credit Karma. Em vez de se concentrar em arrependimentos, concentre-se em criar um plano para recuperar a estabilidade financeira.

2. Pausa nos Gastos Não Essenciais

Após reconhecer os gastos excessivos, interrompa os gastos não essenciais por alguns dias, utilizando cartões de crédito apenas para itens essenciais, como mantimentos. Lauren Anastasio, planejadora financeira certificada, sugere evitar o uso de cartões de crédito durante esse período para evitar danos adicionais ao seu histórico de crédito e acompanhar visualmente o progresso na redução do saldo.

3. Avalie os Danos Financeiros

Dê um passo atrás para avaliar o valor total gasto. Organize suas finanças para saber a extensão de sua dívida em diferentes cartões ou serviços. Utilize ferramentas como o SoFi Relay para consolidar contas e entender sua situação financeira geral, incluindo quaisquer taxas associadas.


4. Desenvolva um Plano de Pagamento

Depois de parar de adicionar à sua dívida, crie um plano para resolvê-la. Idealmente, use fundos discricionários para pagar os cartões de crédito imediatamente. Se isso não for possível, dê prioridade ao pagamento de cartões com juros mais altos primeiro. Negocie com os credores por flexibilidade ou taxas de juros mais baixas e trabalhe em um plano de pagamento que equilibre a redução da dívida com as economias de emergência.

5. Libere Recursos Financeiros

Explore outras fontes de renda, venda itens não utilizados ou considere formas mais baratas de dívida,renegocie dentro das suas possíbilidades nunca faça seu imóvel como garantia pois as coisas mudam e vôce podera perder sua casa ou carro pense e reflita !

6. Olhe para o Futuro e Planeje

Use a experiência como uma oportunidade de aprendizado. Desenvolva um plano financeiro delineando metas e etapas para alcançá-las. Crie um orçamento para acompanhar as despesas e identificar áreas para melhorias. Estabeleça regras para gastos não essenciais e prepare-se para as futuras temporadas de festas começando uma conta de poupança para as festas e fazendo compras mais cedo para aproveitar as promoções.

Seguindo essas etapas, você pode se recuperar dos gastos excessivos durante as festas, estabelecer uma base financeira sólida para o novo ano e evitar desafios semelhantes no futuro.

Postagem Anterior Próxima Postagem