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Desafios e perspectivas da inteligĂȘncia artificial no Brasil
*Por Leandro Vieira
Nos Ășltimos anos, a InteligĂȘncia Artificial (IA) surgiu como uma força transformadora em diversas ĂĄreas da sociedade, desde a indĂșstria atĂ© os serviços financeiros, saĂșde e educação. No entanto, apesar do entusiasmo e dos avanços tecnolĂłgicos, o Brasil enfrenta uma sĂ©rie de desafios que limitam a adoção plena e eficaz da IA. Entre eles, destacam-se a falta de entendimento dos casos de uso de IA, questĂ”es de privacidade de dados, escassez de talentos no setor e dĂșvidas quanto ao retorno sobre o investimento.
Mas serå que esses desafios são realmente reais ou hå falta de informação por parte das empresas?
Segundo levantamento da Bain & Company, sobre a adoção da IA Generativa nas companhias brasileiras, 58% dos entrevistados no Brasil consideram que ainda estĂŁo em um momento exploratĂłrio, sendo que apenas 9% se consideram lĂderes, com uma ou mais aplicaçÔes em uso na empresa.
Falta de entendimento dos casos
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas e organizaçÔes brasileiras Ă© a compreensĂŁo dos casos de uso de IA e como aplicĂĄ-los de forma eficaz em seus respectivos domĂnios. HĂĄ uma falta de clareza sobre como a IA pode ser integrada aos processos para melhorar a eficiĂȘncia, a qualidade e a tomada de decisĂ”es. A complexidade dos algoritmos de IA, sua aplicação prĂĄtica, falta de programaçÔes e aprendizado de mĂĄquina podem ser barreiras significativas, especialmente para empresas sem expertise tĂ©cnica.
O estudo “O estado da IA responsĂĄvel”, produzido pela FICO mostra que quase dois terços (65%) das organizaçÔes nĂŁo conseguem explicar como as decisĂ”es ou previsĂ”es dos seus modelos de IA sĂŁo feitas.
Portanto, investir em programas de capacitação e conscientização, tanto para os lĂderes quanto para os funcionĂĄrios em todos os nĂveis, Ă© fundamental para superar esse desafio.
Privacidade de dados e questÔes éticas relacionadas ao uso da IA
Apesar de as empresas estarem mais atentas com as regulaçÔes sobre o uso e privacidade de dados, com a crescente quantidade de informaçÔes sendo coletados e processados diariamente, surge a necessidade de proteger a privacidade e os direitos dos cidadãos.
No Brasil, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelecem diretrizes importantes para o tratamento de informaçÔes pessoais, incluindo aquelas utilizadas em sistemas de IA.
AlĂ©m disso, existem as questĂ”es entre Ă©tica e inteligĂȘncia artificial e os impactos na sociedade como as alteraçÔes do comportamento humano e relaçÔes interpessoais, os erros cometidos por mĂĄquinas que podem comprometer a vida humana, o receio que IA possa superar as capacidades humanas e a interação com robĂŽs.
Escassez de talentos e capacidades técnicas
Um dos desafios mais persistentes enfrentados pelo ecossistema de IA no Brasil Ă© a escassez de talentos e capacidades tĂ©cnicas qualificadas. A demanda por profissionais com experiĂȘncia na ĂĄrea, supera a oferta disponĂvel, criando um gargalo para a inovação e a implementação de soluçÔes baseadas em IA em diversos setores da economia.
Ă necessĂĄrio investir em programas de educação e capacitação em IA desde o ensino fundamental atĂ© o ensino superior. Como Ă© da Oracle Academy, com o programa Oracle Learning Explorer que disponibiliza cursos de treinamento de nĂvel bĂĄsico e certificados para todo o portfĂłlio de produtos da Oracle, com intuito de capacitar profissionais do mundo inteiro para que possam começar a desenvolver habilidades valiosas de TI.
Muitas empresas brasileiras ainda tĂȘm dĂșvidas quanto ao retorno sobre o investimento em projetos de IA. Embora os benefĂcios potenciais sejam vastos, o custo e o tempo necessĂĄrios para implementar e escalar soluçÔes de IA podem ser percebidos como obstĂĄculos significativos. Com isso, compartilhar casos de sucesso e liçÔes aprendidas pode ajudar a demonstrar o potencial de valor agregado da IA em diferentes contextos empresariais.
Por fim, no tema de InteligĂȘncia Artificial, nunca atingiremos um “estado da arte” definitivo, devido Ă constante inovação e ao surgimento de novas tecnologias e casos de uso. Neste contexto destaco duas coisas fundamentais:
1) Iniciar e promover a curiosidade sobre IA na sua empresa;
2) Buscar ajuda, pois ninguĂ©m farĂĄ nada neste ambiente sozinho, desde a procura por casos de uso atĂ© o suporte nas implementaçÔes. Ă crucial buscar ajuda de quem jĂĄ vive a experiĂȘncia com IA, como a Oracle, que investe em oferecer trocas reais com seus clientes.
*Com mais de 13 anos de experiĂȘncia no mercado de tecnologia e inovação, Leandro Ă© o atual Vice-Presidente para empresas High Tech da Oracle para AmĂ©rica Latina, onde atua hĂĄ quase 1 ano. Graduado em CiĂȘncia da Computação pela Faculdade de Tecnologia de SĂŁo Paulo (FATEC), possui MBA em GestĂŁo de negĂłcios, pela Fundação GetĂșlio Vargas e PĂłs em Desenvolvimento de liderança executiva na EGADE – Business School del TecnolĂłgico de Monterrey. Ă mentor voluntĂĄrio de um grupo de estudantes de tecnologia no programa de conclusĂŁo de curso pelo Instituto PROA.
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O post Desafios e perspectivas da inteligĂȘncia artificial no Brasil aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial
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