Saiba como ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul  

Startupi

Saiba como ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul  

Os recentes temporais no Rio Grande do Sul têm gerado uma série de desafios e dificuldades para a população local. De acordo com a Defesa Civil, o número de mortos já chega a 83, com outras 4 mortes em investigação, além de 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. A situação é ainda mais preocupante considerando que 141,3 mil pessoas estão fora de suas casas, com 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas, buscando abrigo com familiares ou amigos. A tragédia afetou diretamente 850 mil pessoas em 345 dos 496 municípios do estado, evidenciando a magnitude da tragédia.  

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba está aproximadamente 2,30 metros acima da cota de inundação, aumentando a apreensão diante da previsão de mais chuvas para a metade desta semana. A Climatempo Meteorologia alerta para a chegada de uma nova frente fria, que pode intensificar as pancadas de chuva e, consequentemente, complicar os trabalhos de resgate e assistência às vítimas. 

Diante dessa situação, diversas iniciativas estão sendo organizadas para arrecadar ajuda às vítimas. Veja abaixo como você pode contribuir:

Pix do Governo

O Governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para receber doações em dinheiro destinadas às vítimas das enchentes. As doações, aceitas de pessoas físicas e jurídicas, serão usadas para apoio humanitário e reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. A gestão dos recursos será feita por um Comitê Gestor. 

Para doações nacionais: 

Chave PIX: 92.958.800/0001-38 (CNPJ). 
Nome: SOS Rio Grande do Sul / Banco: Banrisul 

Doações feitas fora do país:

Zona do Euro: 

Banco Standard Chartered 
Bank Frankfurt 
Swift: SCBLDEFX 
Conta: 007358304 

Zona do Dólar:

Banco Standard Chartered 
Bank New York 
Swift: SCBLUS33 
Conta: 3544032986001 

Para os dois casos, é preciso informar: 

Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1 
Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul 
CNPJ: 92.958.800/0001-38 


Defesa Civil

Empresas, grupos de serviço e organizações interessados em enviar doações devem entrar em contato com a Defesa Civil do Estado através do telefone (51) 3120-4255 para coordenar a logística do material. As doações estão sendo direcionadas para centros específicos e a Defesa Civil fornece orientações sobre os produtos e alimentos que podem ser doados. 


CUFA

A Cufa (Central Única das Favelas) está aceitando doações de cobertores, mantas térmicas, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, materiais de construção e outros itens. Os pontos de coleta podem ser encontrados no site da organização. Doações em dinheiro podem ser feitas através de pix para a chave doacoes@cufa.org.br


Correios

Os Correios em São Paulo, Paraná e unidades de 39 municípios do Rio Grande do Sul iniciarão a partir de segunda-feira (6 de maio de 2024) a recepção de doações para as vítimas das enchentes. A estatal fará a coleta e o transporte dos itens gratuitamente, sem custos para os doadores. Serão recebidos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e roupas.

Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento, no telefone 0800 725 0100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. 


Mercado Pago

Usuários do Mercado Pago podem contribuir com doações a partir de R$ 5 para apoiar a comunidade no Rio Grande do Sul. Através do botão DOAR, uma funcionalidade permanente no aplicativo do banco digital, é possível ajudar as famílias em risco por meio da ONG Ação da Cidadania. Para ajudar, basta seguir estes passos: 

  • Abra o aplicativo do Mercado Pago (disponível na Google Play ou App Store) e clique em ‘Ver Mais’; 
  • Acesse o botão ‘Doar’, selecione “SOS Chuvas RS” e clique em ‘Doar’; 
  • Escolha o valor desejado e faça sua doação. 

MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) também lançou uma campanha de solidariedade para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Eles estão aceitando doações através de dados bancários. 

CNPJ: 09.352.141/0001-48
Nome: Instituto Brasileiro de Solidariedade
Chave PIX: 09352141000148


Clubes esportivos

O Grêmio está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo roupas, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene. Os pontos de coleta são: 

  • Arena do Grêmio, Portão 6, das 9h às 18h, de quinta a sábado. 
  • Estádio Olímpico, Largo Patrono Fernando Kroeff, número 1, das 9h às 18h, todos os dias. 
  • CT do Cristal, Avenida Diário de Notícias, 915, em frente ao Barra Shopping, das 9h às 18h, todos os dias. 
  • CFT Presidente Hélio Dourado, Estrada do Conde, 8500 – Sans Souci, Eldorado do Sul, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

O Internacional está recebendo doações no Beira-Rio, sem a necessidade de entrar no estádio. 


FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Estado. As doações podem ser feitas na Base Aérea do Galeão, na Base Aérea de São Paulo e na Base Aérea de Brasília. Os itens aceitos incluem roupas, colchonetes, água potável e alimentos não perecíveis. Os horários de recebimento são das 8h às 18h em todas as bases. 


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Saiba como ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul   aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Mayara Cardone



from Startupi https://ift.tt/gIHpmD4
via IFTTT
Postagem Anterior Próxima Postagem