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Mtec investe mais de R$ 6 milhões e adquire 55% da startup Licitei
Por Bruna Galati
No coração de Angra dos Reis, na comunidade do Santo Antônio, crescia um jovem com uma determinação incomum e um espírito empreendedor. Esse jovem era Alexander Martins La Espina, o cérebro por trás da Licitei, uma startup que está transformando o modo como as empresas lidam com processos licitatórios. Sua jornada é marcada por desafios e reviravoltas.
Filho de mãe quilombola e pai italiano, Alexander desde cedo mostrou sua veia empreendedora vendendo cocada nas ruas de Angra. Depois, passou alguns anos na Holanda, com a mãe e o padrasto, onde aprendeu sobre tecnologia e vendia accounts de jogos online. Com a perda da mãe, retornou ao Brasil para um período de férias.
Alexander descreve sua chegada à Ilha Grande em 2014 como um momento único e que tinha encontrado o seu lugar no mundo. Ao pensar em ficar por lá, virou guia de embarcação e aproveitou suas habilidades linguísticas em inglês, holandês e espanhol. “Com 100 euros no bolso, eu morei em um barco por um tempo, depois em uma barraca e por esse tempo ficava admirando a possibilidade de trabalhar em uma balada que tinha no final da rua. Eu sabia que poderia melhorar a minha vida”.
Ao conquistar a confiança do dono da balada, ficou encarregado de cuidar de uma festa em um barco. Foi assim até 2017, quando fundou a PAPUM Entretenimento, produtora de eventos focada no setor de turismo brasileiro. À medida que seus negócios prosperavam, Alexander e sua equipe viram a necessidade de mais espaço. “Alugamos uma casa com seis quartos e a transformamos em uma pousada depois de uma boa reforma. O problema é que quando o negócio estava florescendo, em 2020 chegou à pandemia”, explicou.
Mudança no trajeto com a licitação
Alexander teve sua vida transformada quando se aventurou no mundo das licitações, um caminho que se abriu após um empréstimo de 100 euros e uma oferta tentadora. “Eu liguei para minha prima e pedi emprestado 100 euros, tinha gastado tudo durante os primeiros meses de pandemia. No mesmo dia em que o dinheiro caiu no PayPal, apareceu uma oferta para mim: faça R4 450 mil, vendendo para o governo em 30 dias.” Então, decidiu investir em um curso que o ensinaria como fazer esse processo complexo.
Com o curso feito, Alexander e sua esposa mudaram-se para Juiz de Fora, onde havia uma indústria local. O empreendedor começou a explorar as oportunidades na cidade e logo se deparou com um processo de licitação para fornecer barreiras acrílicas de proteção contra a COVID-19 para o governo. “Eu tinha apenas o Ford Edge”, compartilhou Alexander, referindo-se ao seu carro. “Usei isso para criar uma imagem de autoridade quando visitava as fábricas.”
Com persistência e determinação, Alexander encontrou um fornecedor e fechou o negócio, garantindo uma parcela dos lucros. “Duas semanas depois, ganhamos um contrato de R$ 270 mil”, ele relata com entusiasmo. Esse sucesso inicial inspirou Alexander a expandir seus horizontes. “Eu pensei, por que não canalizar esse conhecimento e começar a vender para outras empresas? Então fundei a HAXN”, ele explicou.
Fundação da Licitei no mercado
Na mesma época que Alexander desenvolveu o negócio de consultoria para assessorias de licitações, começou a estruturar o seu novo empreendimento: a Licitei, plataforma que oferece uma solução para buscar, participar e gerenciar licitações, que tem o objetivo de garantir que o usuário nunca perca uma oportunidade de negócio.
A visão da startup é se tornar o principal ecossistema de licitação do Brasil e para alcançar esse objetivo desenvolveu uma plataforma completa de busca, inteligência e gestão de licitações, utilizando tecnologias avançadas como IA.
A plataforma integra-se ao Portal Nacional de Contas Públicas, permitindo aos usuários acessar uma ampla gama de editais e oportunidades de licitação. Atualmente, a Licitei conta com mais de 206 mil editais ativos, totalizando mais de 3,4 milhões de itens e um valor estimado de oportunidades de licitação de aproximadamente R$ 247 bilhões.
Com a Licitei, os usuários podem realizar buscas rápidas nos processos e gerenciar todo tramite da licitação. A plataforma oferece um módulo completo de gerenciamento, que permite acompanhar todas as fases do processo, desde o cadastramento até a homologação. Além disso, oferece recursos avançados de inteligência artificial, que permitem aos usuários fazer perguntas e receber respostas sobre o conteúdo dos editais. Isso facilita a análise e a compreensão dos documentos, economizando tempo e esforço.
A startup oferece planos de assinatura flexíveis, que atendem às necessidades de diferentes tipos de usuários. Desde o plano básico, que oferece acesso às buscas e aos empenhos de atas, até o plano premium, que proporciona acesso completo a todas as funcionalidades da plataforma. Também oferece um plano especial para consultores para gerenciar múltiplas empresas em um só lugar.
Compra da Licitei pela Mtec
Durante a conversa com Alexander, ele informou ao Startupi em primeira mão, que a trajetória da Licitei chamou atenção da Mtec, que quer se tornar a maior empresa em volume de licitações do Brasil e já lida com 19 mil processos anuais.
O interesse da Mtec na Licitei surgiu da necessidade de inovação e aprimoramento de seu sistema de licitação. “Eles querem se tornar o principal sistema de licitação no Brasil. Nós temos a solução para isso, mas não temos o capital necessário. Eles têm o capital, mas não têm a solução.” Após várias rodadas de discussões, foi alcançado um acordo para a venda de 55% da Licitei por mais de R$ 6 milhões. “A partir do próximo mês, esperamos ser um novo braço da MTec e desenvolver novas soluções com recursos financeiros”, reforça Alexander.
Para completar o papo, o CEO compartilhou a previsão de faturamento da startup para 2024. “Nossa meta é estar faturando R$ 1 milhão por mês e pretendemos chegar em 2028 faturando R$ 17 milhões por mês e alcançar 5% do mercado de licitação”, completou.
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