TendĂȘncias para o e-commerce em 2024

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TendĂȘncias para o e-commerce em 2024

O ano de 2023 foi recheado de novidades e tendĂȘncias que impactaram os negĂłcios dos varejistas, principalmente quando analisamos o recorte do e-commerce. HĂĄ um ano, escrevi um artigo para essa coluna onde analisei as tendĂȘncias que viriam a ocorrer em 2023. Naquela oportunidade, comentei muito sobre a necessidade que os consumidores estĂŁo tendo de buscar experiĂȘncias que tornem a jornada de compra algo mais agradĂĄvel e disse que as tecnologias iriam ditar as tendĂȘncias do mercado Ă  medida que elas evoluem. É impossĂ­vel analisar como foi o ano sem mencionar a InteligĂȘncia Artificial, e a forma com que os negĂłcios buscaram adotĂĄ-la para otimizar o relacionamento da marca com o cliente.

Para nĂŁo perder o costume, Ă© hora de pararmos para ponderar o que o e-commerce pode esperar para o ano de 2024 e quais serĂŁo os desafios e caminhos que os varejistas terĂŁo de encarar para poder contemplar as necessidades de seus clientes, que mudam de maneira frequente.

Um dos pontos que trouxe no texto sobre 2023 dizia respeito aos canais de compra que os consumidores optavam, destacando o fato de que muitos priorizam experiĂȘncias que unificam o digital e o fĂ­sico. Hoje, podemos dizer que a linha que distingue esses dois pontos de contato que o cliente possui com as marcas Ă© tĂȘnue. 

Por meio de estratĂ©gias omnichannel, que vĂȘm sendo uma tendĂȘncia cada vez mais forte com o passar do tempo, os consumidores conseguem contar com soluçÔes tecnolĂłgicas que existem nos dois ambientes, como por exemplo, uma vitrine online em uma loja fĂ­sica de roupas. 

Esse Ă© um ponto que deve ser levado em conta, afinal essa geração Ă© composta por mais de 50 milhĂ”es de pessoas. Outro aspecto que os varejistas devem se atentar para o prĂłximo ano Ă© relacionado Ă s formas de pagamento. Uma pesquisa realizada pela Worldpay destacou que as formas mais populares de pagamento, no caso o cartĂŁo de crĂ©dito e as carteiras digitais, apresentaram um crescimento de 43% e 17% respectivamente. É muito bom poder oferecer essas opçÔes para o consumidor, porĂ©m, diversificar e oferecer um leque maior pode ser um diferencial para a marca.

OpçÔes como o PIX sĂŁo bem-vindas aos olhos do cliente, mas alĂ©m disso, tendĂȘncias como o cashback tambĂ©m servem como grande chamariz para os negĂłcios. É possĂ­vel tambĂ©m que no decorrer do ano, novos mĂ©todos e bĂŽnus sejam implementados nos negĂłcios, entĂŁo Ă© sempre bom se manter em dia quanto Ă  frente que diz respeito Ă s transaçÔes financeiras.

A utilização de ERPs tambĂ©m Ă© tendĂȘncia olhando do ponto de vista dos gestores. Poder contar com um sistema completo que otimiza a gestĂŁo do negĂłcio pode ser a chave para começar o ano com o pĂ© direito, uma vez que, segundo um levantamento realizado pela Gartner a produtividade de empresas que contam com tecnologias desse tipo aumenta em atĂ© 25%.

Por fim, minha aposta como a principal tendĂȘncia para 2024 Ă© o crescimento do e-commerce de forma geral. A mesma pesquisa realizada pela Worldpay, citada anteriormente, destaca que o comĂ©rcio eletrĂŽnico no Brasil crescerĂĄ 57% no ano que vem. Isso sĂł destaca a força e as oportunidades que esse recorte do varejo nacional proporciona para aqueles que desejam alcançar o sonho de empreender, sempre de maneira conjunta com os avanços tecnolĂłgicos.


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O post TendĂȘncias para o e-commerce em 2024 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Daniella Doyle



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